A Secretaria Municipal de Uruguaiana (SMS) deverá intensificar durante esse mês nos postos de saúde, ações de conscientização da prevenção ao câncer de próstata. O mês conhecido como NOVEMBRO AZUL é dedicado à campanhas de prevenção do câncer de próstata e busca conscientizar os homens sobre a importância de consultas e exames regulares. No município, receberá uma atenção especial direcionada aos usuários das unidades de saúde.

O momento também será oportunizado para realização de testes rápidos, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), onde irão realizar coletas de Antígeno Prostático Específico, conhecido popularmente como PSA (da sigla em inglês Prostate-Specific Antigens) e oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O município já tem data para o início nas suas atividades no dia 09/11, às 8h, com atendimentos na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, pela equipe Itinerante da Carreta da Saúde. Um Mutirão da Saúde vai acontecer no dia 12/11, das 8h às 11h, na Praça do Barão do Rio Branco, também com a equipe Itinerante da Carreta da Saúde. Para prosseguir a campanha, 17/11, a partir das 8h, haverão atendimentos por uma equipe multiprofissional contando com médicos, enfermeiros e odontólogos e no dia posterior, 18/11, o mutirão relacionado à saúde masculina será realizado no distrito de Plano Alto.

O público-alvo da campanha são homens acima dos 40 anos sintomáticos e homens com 50 anos ou mais, assintomáticos.

Vale lembrar que no início o câncer de próstata é silencioso, mas pode se manifestar assim que estiver em estágio mais avançado. Aqui apontamos alguns sinais e sintomas a serem observados: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor na região do quadril e vontade de urinar a noite, além desses sintomas, caso a doença tenha se disseminado, ela pode apresentar dores nas coxas, costas e ombro. Os sintomas acima mencionados podem indicar outras doenças, por isso, é MUITO IMPORTANTE a realização regular de consultas e exames.

NOVEMBRO AZUL: Uruguaiana lança seu calendário de ações e intensifica a conscientização sobre saúde do homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *