Na última Assembleia – Trabalho e Emoção.


 

20161213_095259-1bbbNa data de ontem, na sede da Famurs em Porto Alegre, a AMFRO – Associação dos Municípios da Região Fronteira Oeste RS realizou sua última Assembleia Geral Ordinária do ano, sob a Presidência da Prefeita de Manoel Viana SILVANA BEN SALBEGO, com a presença de mais sete Prefeitos, que representavam os doze (12) Municípios associados.

Na ocasião constatou-se mais uma vez, que a principal preocupação dos Gestores era o fechamento das contas no encerramento do mandato, dado aos percalços que o TCE e o MP podem lhes impor por isso.

Além dos Prefeitos a reunião teve a palavra do Presidente da FAMURS e de Técnicos da entidade, especialmente Convidados, dos quais os Prefeitos da AMFRO ouviram informações e previsões tocantes à “impossibilidade da efetivação de boa parte das Receitas Orçamentárias Pendentes, devidas aos Municípios, pelo Estado e pela União”.

Essa leitura leva em conta que as pendências, por exemplo: Só para o pagamento 20161213_100653bbdas ações de Saúde nos Municípios, o Estado deve mais de trezentos e trinta e oito (R$ 338) milhões de reais. Também se observa o crescente número de “ações judiciais” intentadas por muitos Municípios para receberem os valores que têm direito, sem perspectiva de que isso ocorra dentro do exercício. Como alento, um dos palestrantes informou: Parece que alguns parcos recursos, que seriam pagos na virada do ano, poderão ser antecipados para o dia 29 de dezembro.

Como previa a Pauta, houve momento de conversações entre os Gestores. Nesse interregno, trocando experiências, trabalharam práticas ainda em tempo de serem usadas antes do encerramento de mandato.

No final, aconteceram atos de grande emoção, onde gestores de diversas greis partidárias, ao despedirem-se do convívio produtivo e harmonioso que as reuniões da AMFRO propiciaram durante esses quatro anos, agradecidos entre si, com apertos de mãos e abraços, até lindas lágrimas rolaram.

Na última Assembleia – Trabalho e Emoção.