Na tarde desta segunda-feira, 10/5, a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) realizou uma reunião virtual coordenada pelo atual presidente da entidade e prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.

Entre as pautas abordadas a principal foi a decisão da maioria dos prefeitos pelo recebimento da vacina da Pfizer. O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta segunda-feira mais uma remessa de 1,1 milhão de doses. A pasta orienta que a vacinação seja realizada apenas nas capitais brasileiras. Mello disse que a distribuição das doses do fabricante americano pode ser feita além do eixo das capitais, demonstrando que as cidades da região poderão receber as vacinas, tendo logística adequada e condições de armazenamento.

Através de comunicação oficial a Secretaria Estadual da Saúde será informada do posicionamento que deverá ser encaminhado nas próximas horas. Nas principais razões elencadas pelos prefeitos estará a estrutura de logística e de armazenamento que a região possui. Em pelo menos três das principais cidades da região há o equipamento conhecido como “super freezer”, capaz de manter as vacinas nas temperaturas ideais e exigidas pelo fabricante. Uruguaiana, São Gabriel e Itaqui tem essa estrutura pronta para receber o repasse de doses da Pfizer. “A ideia é buscarmos o repasse para a região, pois temos estrutura para a armazenagem e para posterior distribuição para o restante das cidades”, observou o presidente da AMFRO, Ronnie Mello. Ainda segundo o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, é necessário que haja a busca por um ponto de equilíbrio na questão.
A ideia foi compartilhada com os demais participantes do encontro virtual e recebeu a análise positiva de todos.

Outro assunto que fez parte do encontro foi sobre o novo sistema compartilhado de distanciamento.
A nova sistemática, que está sendo moldada entre o Governo Estadual e os municípios, fez parte do enfoque dado ao assunto pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Rodrigo Santariano.
O plano do novo sistema compartilhado de distanciamento com o posicionamento dos municípios da região da Fronteira Oeste deverá ser definido ao longo da manhã desta terça-feira, quando ocorrerá uma reunião remota entre os presidentes das associações de municípios do Rio Grande do Sul. Na pauta o posicionamento das entidades sobre os dois assuntos: a distribuição das doses da vacina da Pfizer e do novo sistema compartilhado de distanciamento.
Também participaram do encontro da AMFRO os prefeitos de Manoel Viana, Gustavo Medeiros; de Barra do Quaraí, Maher Jaber; de Santana do Livramento, Ana Tarouco; de Itaqui, Leonardo Betin; de São Gabriel, Rossano Gonçalves; de Santa Margarida do Sul, Olmiro Ricardo; e de Alegrete, Márcio Amaral.

MUNICÍPIOS DA AMFRO QUEREM RECEBER DOSES DA VACINA PFIZER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *