Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, estiveram no Rio Grande do Sul, na localidade de Hulha Negra, local escolhido pelo governo federal para ver in loco os prejuízos da estiagem.
De acordo com Cleonice Back, coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) e que representou a entidade no encontro com os ministros, a visita teve início na propriedade de uma família de um dos assentamentos.

O prefeito de Manoel Viana, Gustavo Medeiros, participou da agenda dos ministros representando a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste. Na oportunidade ele entregou documento expondo algumas necessidades da Fronteira, inclusive em razão da estiagem.
Na quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o repasse de R$ 430 milhões para medidas emergenciais contra a estiagem em cidades do Rio Grande do Sul. Segundo o governo federal, os recursos serão destinados para agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.
Durante as últimas semanas, representantes do estado e ministros do governo Lula vinham se reunindo para conseguir apoio. Atualmente, 191 cidades do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência reconhecida em nível federal por conta da seca.

Os municípios da Fronteira Oeste aguardam informações sobre possíveis repasses.

Amfro apresenta demandas aos ministros Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *