Após passar pelo período da covid-19, muitos pacientes apresentaram sequelas em seu organismo, precisando de acompanhamento médico.
Tendo em vista essas necessidades a Secretaria de Saúde de Uruguaiana montou um ambulatório especial para atendimento na Policlínica Adulta.

Os pacientes que tiveram a doença têm procurado atendimento, apresentando crises de ansiedade, falta de apetite e perda do olfato. Conforme a coordenadora do sistema de enfermagem do ambulatório, Lílian Stumm, o serviço conta com um fluxo de atendimento ambulatorial aos pacientes referenciados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFS) e Hospital Santa Casa. “O ambulatório deu início ao atendimento nesta semana e conta com um médico clínico geral e um profissional de enfermagem, os quais vão inicialmente avaliar e estratificar os riscos e necessidades do paciente, fazendo os encaminhamentos e dando a assistência partilhada”, disse Lílian.
As consultas de avaliação acontecem nas terças, quartas e sextas-feiras e são agendadas pelas ESFS e equipes do hospital ao identificarem a necessidade do acompanhamento do paciente. O ambulatório pós covid-19 conta a participação dos profissionais do projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS) e colaboradores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Segundo o presidente da Associação do Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) e prefeito Ronnie Mello, os pacientes serão encaminhados ao projeto para orientações e atividades que contribuam para o desenvolvimento muscular.

PREFEITURA DE URUGUAIANA IMPLANTA SISTEMA DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES QUE JÁ TIVERAM COVID-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *