Os municípios foram selecionados devido à existência de estrutura para o armazenamento das vacinas. “Estamos trabalhando para que os demais municípios da Fronteira Oeste possam receber as doses. Para isso, os municípios com estrutura precisam se disponibilizar a armazenar as doses das demais cidades”, disse o presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) e prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello. Na semana passada, Mello havia solicitado as doses do imunizante Pfizer para Secretaria Estadual da Saúde (SES). “Essa é uma grande conquista para toda a região”, disse.
A SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) informaram que receberam um lote de 39.780 doses da vacina, passando a contabilizar 69.030 doses no estoque na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Segundo o Governo do Estado, o imunizante será enviado para os municípios da fronteira oeste na próxima segunda-feira, 24/5.
Alegrete irá receber 882 doses, Barra Do Quaraí receberá 48 doses, Manoel Viana 60 doses, Maçambará 48 doses, Quaraí 294 doses, São Borja 714 doses, Uruguaiana 1.164 doses, Itaqui 540 doses, Itacurubi 36 doses, Sant’Ana do Livramento 840 doses, Rosário do Sul 330 doses, São Gabriel 660 doses e Santa Margarida do Sul irá receber 30 doses.
As doses da Pfizer serão utilizadas para imunizar pessoas com deficiência, comorbidades na faixa etária de 39 e 38 anos, gestantes e puérperas com comorbidades e/ou gestantes ou puérperas que apresentem indicação médica após avaliação de risco. Pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com síndrome de Down.