Nesta quarta-feira (20), a comitiva de prefeitos da Fronteira Oeste foi recebida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Além do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, presidente da AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste); participaram da audiência o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, presidente da FAMURS (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul); a prefeita Ana Tarouco, de Santana do Livramento; o prefeito Leonardo Betin, de Itaqui; e o prefeito Márcio Amaral, de Alegrete.
A audiência também contou com as importantes participações do senador Luis Carlos Heinze e dos parlamentares federais Carlos Gomes e Ubiratan Sanderson.
Na audiência o ministro Tarcísio Freitas confirmou a assinatura do contrato para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí, ligando Uruguaiana a Itaqui. O trecho da BR 472 é um importante corredor de entrada de mercadorias dia principais parceiros do país no Mercosul.
Heinze tem uma emenda parlamentar destinada à obra que está orçada em R$ 130 milhões.
Os prefeitos da AMFRO apresentaram ao Ministro ponderações em torno da alta relevância da obra que vão atender aos interesses da comunidade da Fronteira Oeste. O presidente da AMFRO, Ronnie Mello, defendeu o projeto diante do Ministro, elogiando a atenção dada à região pelo Ministério da Infraestrutura. “Quero ressaltar nesse momento o tratamento dado à nossa região pelo Governo Federal, que garante um grande investimento vidando auxiliar o desenvolvimento da Fronteira Oeste”, disse Ronnie Mello.
O ministro Tarcísio Freitas ressaltou a importância que o Governo dá à região. Fez um apanhado completo das obras desenvolvidas no Estado e, em específico, na Fronteira Oeste. “Após um período de análise do projeto, ajustes foram realizados para que pudéssemos anunciar hoje que o contrato para a construção da nova ponte será assinado em breve”, declarou Freitas.
Conforme o Ministro, já no próximo ano deverão iniciar as obras de construção da travessia. “É uma grande conquista para a comunidade, não só para Uruguaiana e Itaqui, mas para o país, que tem no ingresso e passagem de mercadoria pelas rodovias da região uma contribuição bastante grande para a economia brasileira”, ressaltou o presidente da AMFRO e prefeito Ronnie Mello.
Para o prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, todos deverão ganhar com a realização da obra, interligando com mais segurança e conforto as duas cidades da região. “Agradeço a todos aqueles que estiveram trabalhando nesse projeto que agora começa a virar realidade”, salientou.
Outro assunto abordado pelo Ministro da Infraestrutura foi sobre a reativação da linha férrea comercial. Segundo Freitas, em breve deverá ser autorizada a repotencialização da linha de trem, unido o trecho entre Uruguaiana e o Porto de Rio Grande. “Vibramos todos com as conquistas, que são da região e para todos.”, finalizou Ronnie Mello.
FRONTEIRA GANHA EM DESENVOLVIMENTO COM O ANÚNCIO DA NOVA PONTE SOBRE O RIO IBICUÍ