AMFRO RESPONSABILIZA DENIT POR EVENTUAL CATASTROFE NA PONTE DO IBICUÍ.
Of. nº p/39/2013 Porto Alegre (RS), 15 de outubro de 2013
Assunto: Deterioração da antiga Ponte Ferroviária adaptada à Rodovia, existente sobre o Rio Ibicuí, entre os Municípios de ITAQUI/URUGUAIANA, na BR 472.
Senhor Superintendente:
Em Assembleia Geral desta Associação de Municípios, os Prefeitos (a) e Vices Prefeitos (as), preocupados com o lamentável estado da “antiga e estreita
Ponte Ferroviária adaptada à rodovia BR 472, existente sobre o Rio Ibicuí, na divisa dos Municípios de ITAQUI e URUGUAIANA”, por unanimidade, decidiram encaminhar a V. Ex.ª o presente ofício, expondo e vindicando o que segue:
1 – Dado ao entendimento que é elevado o grau de degradação em que se encontram as partes de alvenaria e algumas peças metálicas que compõem a antiga Ponte, em especial, quanto a resistência dos materiais frente à demanda pelo tráfego de cargas pesadas.
2 – Temerosas com a deterioração, desgastes e ondulações (hoje observados a olho nu, inclusive por leigos), muitas pessoas entendem que é forte a possibilidade d’a Ponte repentinamente ruir, pela falência estrutural e de materiais;
Por tudo isso, os Gestores Municipais veem solicitar que, enquanto aquela Ponte não for substituída pela outra Ponte sonhada e projetada a mais de 50 anos, V. Ex.ª determine “a realização de alguma manutenção” na atual, para evitar o aceleramento da degradação ou de alguma ocorrência catastrófica previsível.
Atenciosamente,
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Presidente,
Ilustríssimo Senhor
PEDRO LUZARDO GOMES
Superintende do DNIT no RGS
PORTO ALEGRE – RS.
Alan Pedroso Paines, empresário, morador de Itaqui, Fronteira Oeste do Estado, enviou o seguinte alerta:
“A situação da ponte do Rio Ubicuí, que liga Itaqui a Uruguaiana, não esta das melhores pois é a única ponte de mão única. Além do piso da ponte estar com a malha de ferro à mostra, ela também encontra-se com algumas barras de ferro soltas, localizadas nas laterais da parte de ferro da ponte.
Fica o alerta para as autoridades!”
Zero Hora entrou em contato com o engenheiro Carlos Alberto Garcia, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção da ponte, que informou que a travessia está em bom estado de conservação. A assessoria de comunicação do Dnit não se pronunciou, pois o órgão público está em greve há cerca de dois meses.